quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fora com a soberba

Tome cuidado com a Auto-Suficiência

Uma das mais antigas estratégias de satanás para afastar o cristão de uma genuína comunhão com DEUS, é o reforço constante de que os seres humanos precisam desenvolver capacidades próprias para alcançarem aquilo que desejam. A idéia de superação de limites e o investimento gradativo em uma “certa auto-suficiência” são boas estratégias para se mesclar o que é benéfico com o que é maléfico, o que é “quente com o que é frio”. (Ap. 3.16)

Nossa sociedade tem investido profundamente no desenvolvimento de pessoas individualistas, pessimistas, orgulhosas e auto-suficientes. A necessidade de controle sobre o próprio “destino” tem formado uma geração de cristãos que se afastam diariamente dos caminhos e dos propósitos do Senhor para suas vidas.

Nosso inimigo tem semeado desejos de conquista e de crescimento pessoal por meio de esforços puramente humanos. A Bíblia indica que todos nós precisamos trabalhar e nos dedicar àquilo que fazemos, entretanto, tal orientação descarta a possibilidade de que sozinhos possamos alcançar os céus.

Uma nova multidão de cristãos auto-suficientes está surgindo. Pessoas que se vangloriam em suas próprias capacidades, indivíduos que se gabam de seus dotes naturais e de suas conquistas.
São cristãos-perdidos, salvos por si mesmos. Uma geração que adora o próprio ventre e, incansavelmente, alimentam desejos carnais sob máscaras espirituais.

Como disse Pedro: “Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.

Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça (da salvação), do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” (2 Pe. 2. 17-22).

A auto-suficiência aponta para a atitude daquele que prima por suas próprias decisões e escolhas, desmerecendo conselhos sábios e a própria Palavra de Deus. É comum pessoas e grupos distorcerem e falsicarem a Palavra de Deus, visando justificar e legitimar suas práticas e concepções. Porque “dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” (Rm. 1.22)

É certo que o próprio pecado é gerador de tamanha cegueira e que os indivíduos, mergulhados em um mar de desejos sem Deus, são absorvidos e sufocados por uma profunda ignorância espiritual. Por causa disto, tome cuidado com a auto-suficiência. (by Pr. Jailson Queiroz Fagundes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário